top of page
Open Clinic

Saiba o que é ansiedade noturna

Atualizado: 10 de ago. de 2021

A ansiedade é um mal que acomete milhões de pessoas. O fato é um retrato de preocupações excessivas do dia a dia, medo e pensamentos descontrolados, proporcionados pelo estilo de vida e incerteza do futuro. Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna.

O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno. Além da insônia, essa condição pode causar outros problemas do sono, como agitação, síndrome das pernas inquietas, apneia e terror noturno.


Psiquiatra Gravatai
Psiquiatra Gravatai

Como identificar a ansiedade noturna Alguns sinais de que a ansiedade prejudica o sono são:

  • dificuldade de adormecer;

  • pensamentos que não permitem que o cérebro descanse;

  • insegurança pelo futuro;

  • antecipação de acontecimentos ruins;

  • sono não contínuo.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha. A falta de sono pode gerar, também, nervosismo e tensão, ocorrendo um ciclo vicioso. Sintomas Os sintomas podem se manifestar durante o dia, mas são mais incidentes na hora de dormir. Podem variar de pessoa para pessoa e ter intensidade diferente. São eles:

  • inquietação;

  • pensamento acelerado;

  • necessidade de levantar de madrugada;

  • respiração intensa ou ofegante;

  • cansaço;

  • dificuldade de adormecer;

  • necessidade de ficar com os olhos abertos;

  • sono interrompido;

  • falta de atenção durante o dia.

Causas Alguns fatores causam impacto direto na ansiedade noturna. Estresse O estresse, quando crônico, é um fator de risco não só para esse transtorno, mas também para a depressão. Em níveis altos, causa liberação de cortisol no organismo, um importante hormônio que age em situações de risco. O problema acontece quando o estresse é constante e os níveis de cortisol permanecem altos no corpo. Rotina de sono O corpo humano funciona como um relógio. Na hora de dormir não é diferente. Hormônios trabalham em cada fase do sono e, quando o ciclo não é respeitado, esses hormônios tendem a se desregular. Ter uma boa rotina evita crises noturnas. É importante ter horário para dormir, dormir de luz apagada, não dormir assistindo TV, entre outros hábitos. Preocupações A mente humana é potente, mas precisa ser educada. As preocupações constantes do dia a dia são obstáculo para o desligamento do cérebro ao dormir. A técnica de substituição de pensamento pode ser útil nesses casos. Funciona da seguinte maneira: quando uma preocupação ou sentimento ruim surgir e tirar o sono, tente trocar esse pensamento por aquilo que pode acontecer de bom. Refeições leves antes de dormir, manter uma rotina de sono, praticar atividades físicas, meditação e técnicas de respiração profunda são fatores que evitam esse transtorno. A antecipação dos acontecimentos deve ser controlada, pois pode ser extremamente negativa e gerar problemas graves como depressão e ataque de pânico. Se a ansiedade está atrapalhando seu dia a dia, é hora de buscar ajuda médica.


Clinica Medica Open Clinic



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page