top of page
Psiquiatra
Afinal, quando consultar um psiquiatra?
O que você faz se quebrar a perna ou tiver gastrite? Você está procurando um médico, não é? Buscar tratamento para o que nos aflige não só é muito natural, mas também necessário para evitar problemas mais graves.
Portanto, não faz sentido não dar a mesma atenção à sua saúde mental que você dá à sua saúde física. Ao contrário daquela inconfundível dor de dente que nos remete imediatamente ao consultório do dentista, os sintomas dos transtornos mentais podem ser mais difíceis de reconhecer.
Afinal, quando consultar um psiquiatra? Pensando no esclarecimento de dúvidas, preparamos este post. Continue lendo para saber se é hora de procurar a ajuda de um especialista!
Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
Se você quer entender melhor quando consultar um psiquiatra, você precisa entender bem como esse profissional funciona.
Qual a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
Se você quer entender melhor quando consultar um psiquiatra, você precisa entender bem como esse profissional funciona.
Um psiquiatra é um profissional com graduação em medicina e residência em psiquiatria. É responsável pelo diagnóstico e tratamento de todos os problemas de saúde mental, como dependência química, depressão e ansiedade.
Os psiquiatras podem se especializar em psiquiatria infantil e adolescente, medicina forense, psicogeriatria, psicoterapia e consulta hospitalar geral. O Hospital Santa Mônica também conta com especialistas especializados em saúde mental feminina.
É importante ressaltar que somente esse tipo de especialista pode prescrever medicamentos.
Um psicólogo é um profissional formado em psicologia cujas qualificações o habilitam a atuar em problemas psicológicos ou comportamentais por meio de técnicas como sessões de psicoterapia.
Para garantir que suas necessidades sejam totalmente atendidas e que o tratamento tenha os melhores resultados, o ideal é que esses dois profissionais trabalhem juntos.
Mas afinal, quando consultar um psiquiatra?
Agora que você já entendeu melhor a importância de contar com o apoio de profissionais especializados para manter sua saúde mental, confira três importantes sinais de que está na hora de marcar uma consulta com um psiquiatra.
Suas mudanças de humor são frequentes
Ficar chateado com o feedback negativo do seu chefe ou com uma nota baixa na faculdade é completamente normal. No entanto, é importante consultar um psiquiatra se sentir que suas reações a esses eventos são desproporcionais e você tem dificuldade em controlar sua raiva ou emoções.
Sentir-se frustrado com muita facilidade ou ter um nível de tolerância muito baixo para contratempos comuns do dia a dia pode indicar a presença de transtornos de humor, problema que atinge cerca de 4% da população brasileira.
Você tem problemas para dormir e seu apetite muda
Quase todo mundo tem problemas para dormir em algum momento. No entanto, se você tiver crises frequentes de insônia que prejudicam o desempenho de suas atividades diárias, é importante procurar a ajuda de um psiquiatra.
Alguns transtornos mentais, como a síndrome do pânico e outros tipos de ansiedade, estão associados a distúrbios do sono e precisam ser investigados para um diagnóstico adequado.
Da mesma forma, mudanças significativas nos hábitos alimentares, como episódios de compulsão alimentar ou perda de apetite, devem ser avaliadas por um profissional de saúde mental.
Você não pode se livrar de algum vício
Se você está tendo problemas para abandonar alguns hábitos pouco saudáveis que interferem em sua vida diária, como beber, fumar ou usar drogas, é hora de consultar um psiquiatra.
O abuso desse tipo de substância costuma ser usado como saída para outros problemas que podem ser superados com ajuda especializada. O primeiro passo para vencer essa batalha é reconhecer a situação e buscar apoio.
Quer entender melhor quando consultar um psiquiatra? Se você quer cuidar da sua saúde mental e investir no seu bem-estar e qualidade de vida, entre em contato agora! Estamos aqui para ajudá-lo!
bottom of page