Neurologista Pediatra e Adulto
O que é?
A neurologia infantil, também conhecida como neuropediatria, é uma especialidade que se concentra em ajudar crianças com distúrbios neurológicos. A neurologia pediátrica avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.
É um neurologista pediátrico que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, realiza um exame clínico minucioso e analisa o desenvolvimento motor, cognitivo e da linguagem ao longo do tempo.
Os principais problemas que um neuropediatra traz são:
Quando consultar um neurologista pediátrico
As observações dos pais são as primeiras indicações de que uma criança pode precisar ser encaminhada a um neuropediatra. Ao surgir um dos sintomas abaixo, é fundamental consultar um especialista para que o problema não se agrave:
-
Baixo desempenho escolar
-
dores de cabeça
-
Transtorno de hiperatividade e déficit de atenção
-
Epilepsia e convulsões
-
Atraso em falar, andar ou gaguejar
-
Distúrbios do sono (insônia, pesadelos, sonambulismo)
-
Autismo
-
doença degenerativa
-
síndromes genéticas
Neurologia Adulto - O que é?
A neurologia clínica do adulto (representada pela figura do neurologista) é a especialidade médica responsável pelo atendimento, incluindo diagnóstico e tratamento, de pessoas com doenças do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e do sistema nervoso periférico (nervos). Periféricas, exceto doenças que envolvem a conexão entre o nervo e os músculos, ou a junção neuromuscular e outras que envolvem o músculo, chamadas de miopatias).
A neurologia do adulto lida com doenças complexas, muitas vezes limitantes e incapacitantes, que podem prejudicar significativamente a qualidade de vida dos indivíduos afetados.
As doenças neurológicas também podem ser divididas em primárias (quando o sistema nervoso é afetado principalmente) e secundárias (quando as manifestações neurológicas advêm de doenças de outros sistemas, como cardíacas, reumatológicas, hematológicas, entre outras).
As doenças neurológicas mais comuns em adultos incluem:
acidente vascular cerebral (AVC);
Dores de cabeça (ou dores de cabeça como enxaquecas);
demência (tal como doença de Alzheimer, demência vascular, demência com corpos de Lewy);
Epilepsia;
doença de Parkinson e outros distúrbios do movimento (como coreia, tremor e distonia);
Distúrbios do sono com insônia, síndrome das pernas inquietas, síndrome da apneia obstrutiva do sono, parassonias (doenças que ocorrem durante o sono e levam a fenômenos motores, involuntários e por vezes indesejados e desagradáveis, como sonambulismo, terrores noturnos e distúrbios comportamentais do sono REM);
esclerose múltipla e neuromielite óptica (ou doença de Devic);
doenças infecciosas do sistema nervoso (incluindo meningite, encefalite, neurossífilis, neurotuberculose);
Doença do nervo periférico (ou neuropatia), como síndrome de Guillain-Barré, CIDP, neuropatia por deficiência de vitaminas, entre outras;
Dor neuropática
miastenia grave;
Outras doenças neurológicas importantes e menos comuns são:
doenças neurogenéticas (como doença de Machado-Joseph, ataxia de Friedreich, coreia de Huntington, xantomatose cerebrotendínea, doença de Niemann-Pick tipo C, leucodistrofia, entre outras);
Síndromes paraneoplásicas: Manifestações neurológicas secundárias à presença de câncer;
miopatia;
Além das doenças listadas acima, existem muitas outras condições que podem afetar o sistema nervoso. Portanto, um neurologista é um especialista qualificado para identificar os sinais e sintomas associados a essas condições, para um diagnóstico e tratamento adequados.
Quanto ao tratamento, baseia-se em medicamentos específicos para algumas doenças, controle dos sintomas, acompanhamento periódico, orientações gerais de reabilitação e indicação de outras terapias para atendimento multidisciplinar com foco na melhoria da qualidade de vida e prevenção.