top of page
Traumatologista Ortopedista Gravatai

Infelizmente, podemos encontrar problemas de saúde ao longo de nossas vidas. Nesses momentos difíceis, é fundamental contar com profissionais que possam nos auxiliar da melhor forma possível. Para isso, é importante conhecer um pouco sobre as especializações em que atuam. Quando se trata de ossos, ligamentos, articulações, tendões e problemas musculares, temos que contar com especialistas em ortopedia e traumatologia.


Este artigo visa explicar melhor a ortopedia e a traumatologia. Dessa forma, você consegue entender mais e economizar tempo para encontrar um profissional qualificado e que possa resolver o seu problema da melhor forma.

Continue lendo para saber mais.


 



O que é ortopedia?
A ortopedia é um campo específico da medicina que se concentra no tratamento de problemas músculo-esqueléticos. Dentro da ortopedia, existem vários tipos de especializações, os médicos são divididos de acordo com sua autoridade em uma parte do corpo, como perna, joelho, quadril, coluna, ombro, mão e oncologista.

A ortopedia se concentra no tratamento, reabilitação e prevenção de doenças que podem afetar a função dos ossos, ligamentos, tendões, nervos, músculos e articulações. Cabe também aos médicos dessa área operar os problemas relacionados a todas essas áreas.

O que é traumatologia?
A traumatologia é o ramo da ortopedia responsável pelo atendimento dos casos que envolvem algum tipo de trauma. Geralmente são lesões relacionadas a fraturas de braços, pernas, entorses e rupturas de ligamentos. A gente vê que são fenômenos muito graves e muito específicos, e por isso precisam de um médico que se dedique mais a esse tipo de situação. A tarefa do traumatologista é recuperar e tratar problemas que possam interferir no sistema responsável pela mobilidade do corpo.

Ortopedia e traumatologia são áreas semelhantes
Após a leitura dos dois últimos tópicos, é possível perceber que ortopedia e traumatologia tratam basicamente da mesma coisa. Mas você tem que pensar na seguinte questão: por que existem duas áreas para lidar com o mesmo problema? A resposta é simples, a traumatologia surgiu da ortopedia para suprir a necessidade de um profissional especialista em traumatologia. Então são ramos de atuação parecidos, porém, um traumatologista tem seu trabalho com um foco maior em traumas e fraturas.

O que isso cura?
Como um ortopedista se concentra mais na área clínica, há várias questões que podem ser abordadas. Exemplos são problemas relacionados a inflamações, ligamentos, tendões, músculos, ossos, tudo relacionado à parte motora do corpo. A traumatologia, por outro lado, procura resolver situações de fracturas, traumas, roturas e torções, ou seja, problemas também atribuídos ao sistema músculo-esquelético.

No Hospital Madre Teresa você encontra ortopedistas e traumatologistas experientes e qualificados. O atendimento é prestado 24 horas por dia para atendimento de urgência e emergência. Além disso, o hospital conta com um moderno centro de diagnóstico por imagem para análise rápida do problema.

bottom of page