top of page

Urologista

urologista, consultar com urologista

O QUE FAZ O UROLOGISTA E QUAL A SUA ESPECIALIDADE?

Um urologista é um especialista que lida com todas as partes do trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) e órgãos do sistema reprodutor masculino (próstata, uretra, pênis, ducto deferente, escroto e testículos).

Ao contrário do que muitos pensam, um urologista também atende mulheres. Nesse cenário, o especialista examina pacientes com incontinência urinária, infecções do trato urinário, cálculos renais e outros tumores que afetam o trato urinário.


QUANDO DEVO IR AO UROLOGISTA?

Uma visita a um urologista depende de vários fatores. Quando não há sintomas, o homem deve ir a partir dos 50 anos, mas se houver histórico familiar de câncer de próstata e/ou for negro, é recomendado consultar um médico a partir dos 45 anos.

Nos casos em que há sintomas relacionados aos órgãos dos sistemas urinário e genital, é necessário procurar um médico o mais rápido possível para análise.

Atualmente, há um movimento crescente para promover a consulta com especialista desde a adolescência para informar e orientar sobre doenças venéreas, higiene dos órgãos genitais e os cuidados que precisam ser dados à parte sexual.


QUAIS DOENÇAS OS UROLOGISTAS TRATAM?

Todas as doenças que afetam o sistema urinário e reprodutor masculino são tratadas por um urologista. É necessário consultar um especialista, que também serve como forma preventiva de doenças e para seu diagnóstico.

 

Além disso, existe a peculiaridade de que os homens também sofrem com a perda hormonal à medida que envelhecem. Essa parte também é cuidada por um urologista que avalia a necessidade de reposição hormonal, problemas de ereção e vida sexual masculina. Outras condições mais simples que os urologistas cuidam são fimose e pacientes que fizeram vasectomia.
 

DOENÇA DA PRÓSTATA

Alguns exemplos de doenças que afetam a próstata são:

Prostatite: é uma doença inflamatória cujos sintomas e tratamento dependerão d
e cada caso. Os tipos de prostatite são divididos em: bacteriana aguda e crônica, não bacteriana e prostatodinia.

Câncer de próstata: se desenvolve principalmente em pessoas com mais de 50 anos e pode ser diagnosticado pelo exame da próstata. As chances de cura são altas com diagnóstico precoce e tratamento inicial imediato.

DOENÇA DA BEXIGA

Muitas doenças podem acometer a bexiga, abaixo algumas das doenças que acometem o órgão são:

Cistite: é uma inflamação do trato urinário que causa dor intensa e é tratada com antibióticos. Os principais sintomas são: ardor ao urinar, febre, dor na bexiga e necessidade de urinar com frequência. É uma condição mais rara em homens.
 

Incontinência urinária: ocorre com o aumento da pressão na bexiga, o que é comum durante a gravidez. O tratamento pode ser diferente em cada caso, incluindo exercícios de fortalecimento pélvico, remédios e até cirurgia.
 

Câncer de bexiga: essa doença pode ser dividida em superficial, quando se limita ao revestimento da bexiga, e invasiva, quando as células cancerígenas invadem a parede muscular e se espalham para órgãos próximos ou linfonodos. Tal como acontece com o câncer de próstata, a chance de cura é alta com diagnóstico precoce e tratamento inicial imediato.

cálculo renal
Os cálculos renais se formam quando a cristalização se acumula na urina.

Os sintomas são: dor ao urinar, dor nas costas, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário, necessidade de urinar com mais frequência, náuseas e vômitos.
 
O tratamento pode ser feito com analgésicos e expulsão espontânea do cálculo, cirurgia e fragmentação do cálculo com ondas de choque (litotripsia).


INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs)
As ISTs podem ocorrer de diversas formas, onde a contaminação ocorre por meio do contato sexual, podendo ser evitadas com o uso de preservativos.
 
Algumas doenças são:
 

Sífilis: entre 10 e 90 dias após a infecção, podem aparecer feridas por onde o vírus penetrou. O tratamento é realizado com antibióticos prescritos por um médico.

Herpes genital: causada pelo vírus herpes simplex, que causa feridas na área onde ocorreu o contato sexual. O tratamento é realizado com antivirais e cuidados individuais.

HIV: o vírus que causa a AIDS, que ataca o sistema imunológico de uma pessoa. O tratamento é realizado com medicamentos antivirais.
QUAIS EXAMES O UROLOGISTA REALIZA?
 
A urologia é um campo que inclui não só o atendimento clínico, mas também exames laboratoriais e operações (tanto videooperações quanto cirurgias abertas).

 
Os exames mais comuns são: exame físico para avaliar os rins e alguns exames laboratoriais como ultrassom, estudo urodinâmico (avalia o funcionamento da bexiga) e avaliação peniana (identifica doenças sexualmente transmissíveis).
 
Se o paciente apresentar irregularidades no nível de testosterona, qualquer especialista pode solicitar os exames, mas os resultados devem ser interpretados por um urologista.

 

bottom of page